A relação entre liderança e motvação
Elaine Cristina Milani
Prof. Gisele Mascagna
Faculdade Metropolitana de Maringá – UNIFAMMA
Curso de Administração - RH
Maringá, 02/04/14
1. INTRODUÇÃO
Atualmente liderança e motivação são destaques para sucesso organizacional. Liderar é preciso mais o entusiasmo é necessário. Nos dias de hoje a liderança e a motivação são fundamentais nas relações de trabalho. Ao falar em liderança, também se falam em grupo e ao falar em grupo, falamos em tarefas conjuntas e para realizá-las é preciso organização, o que acarreta também a motivação para atingir os objetivos a que se propuseram.
Segundo Mcgregor (1992), as equipes de trabalho motivadas influenciam positivamente o ambiente de trabalho e, consequentemente o processo produtivo.
A motivação dos empregados é um dos aspectos mais críticos na gestão organizacional. Implantar sistemas de gestão, adotar planejamento estratégico, informatizar os processos produtivos – tudo isso é capaz de trazer vantagem competitiva. Mas, se o fator humano não estiver motivado para contribuir eficientemente para o sucesso da organização, dificilmente esta vantagem será alcançada ou mantida.
Observa-se que atualmente, mesmo em organizações onde se compreende a importância da motivação dos recursos humanos, ainda há, de um modo geral, uma grande deficiência em torno do entendimento quanto ao significado do termo motivação e quanto à natureza do processo motivacional, de modo que a busca de solução para problemas de baixo desempenho, de descontentamento e de aparente má vontade dos empregados tem se voltado principalmente para a adoção de “programas de motivação” simplistas e que quando positivos, desaparecem em pouco tempo.
A este tema exposto será caracterizado como bibliográfica e tem por objetivo apresentar uma definição de liderança e em seu paralelo sobre a motivação que é um desafio para as organizações e por isso é amplamente estudada e pesquisada por vários autores. Na terceira