Estrutura Projeto
PROBIC-FAPEMIG/ Unileste-MG
(Versão 10/2005)
ESTRUTURA PARA PROJETOS DE PESQUISA
1. ESTRUTURA BÁSICA
2. O PROJETO DE PESQUISA
A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos. Ela parte de uma ou mais dúvidas ou problemas e, com o uso de métodos científicos adequados, busca respostas e soluções. A solução somente poderá ocorrer quando o problema levantado tiver sido trabalhado com instrumentos científicos e procedimentos adequados.
Ao se desenvolver um projeto de pesquisa, deverá ser levada em consideração a sua inovação científica e tecnológica e a sua condução por pesquisador qualificado, contribuindo para geração de novos conhecimentos. O projeto de pesquisa deverá compreender as seguintes partes:
2.1. PRELIMINARES OU PRÉ-TEXTOS
1 - Capa
A capa refere-se à proteção externa do trabalho, reunindo um conjunto de informações sobre o projeto de pesquisa.
2 - Folha de Rosto
É a fonte principal de identificação, devendo conter informações complementares à identificação do projeto de pesquisa.
3 - Resumo
É a apresentação concisa dos pontos relevantes do texto, devendo incluir os objetivos, a metodologia utilizada, resultados, discussão, conclusão e recomendações. Sua extensão não deve ultrapassar 200 palavras. Logo após o resumo poderão ser incluídas as palavras-chave, que são as palavras mais usadas no decorrer do texto e que descrevem os elementos essenciais da informação. Normalmente aconselha-se o uso de três palavras-chave.
4 - Listas
Envolvem as ilustrações, abreviaturas, siglas e símbolos, devendo ser relacionadas na mesma ordem em que são citadas no trabalho científico. As listas de ilustrações incluem tabelas,