sdsfd
Professor:
Aluno responsável: Nº:
Aluno Assistente: Nº:
Paciente: Nº:
Extração de dente mandibular posterior
O paciente veio à consulta no dia 19/07/13 com queixa de dor em diversos dentes com amplas lesões cariosas. Foi feita a primeira cirurgia no dia 26/07/13 com extração do dente 16. No dia 02/09/13 foi feita a segunda cirurgia na qual se extraiu o dente 36. A próxima cirurgia será feita no dia 09/09/13 com a extração de restos radiculares do dente 47.
Lista de Instrumentais
Controle da dor e da ansiedade
A anestesia local deve ser absolutamente profunda para eliminar a sensação pulpar, do ligamento periodontal e dos tecidos moles adjacentes. Entretanto, mesmo com anestesia local profunda, o paciente ainda sentirá desconforto oriundo da pressão exercida no dente e nos tecidos. O anestésico a ser usado é Lidocaína a 2% com adrenalina a 1:100.000. A provável duração será de 90-100 minutos nos dentes mandibulares e 3-4 horas em tecido mole. O nervo a ser anestesiado é o alveolar inferior, que inerva todos os dentes mandibulares. Para o tecido mole lingual deve ser anestesiado o nervo lingual, e para o tecido mole vestibular dos molares, o nervo bucal. Antes da aplicação da anestesia local, pode ser utilizado o anestésico tópico na região onde será inserida a agulha do anestésico com intuito de diminuir a dor inicial. Após a aplicação do anestésico local seu efeito deve ser avaliado antes do inicio dos procedimentos cirúrgicos.
Procedimento cirúrgico
Liberação dos tecidos moles aderidos a porção cervical do dente.
O primeiro passo na extração do dente pela técnica de extração fechada é a liberação do tecido mole ao redor do dente com um instrumento afiado, como um bisturi ou a porção afiada do destaca periósteo de Molt nº 9.
Luxação com alavanca reta.
O próximo passo é iniciar a luxação dos restos radiculares com uma alavanca, neste