Estrutura Populacional e Urbanização
Taxa de Natalidade:
Em demografia, por taxa de natalidade, ou ainda taxa bruta de natalidade, deve entender-se o número de crianças que nascem anualmente por cada mil habitantes, numa determinada área.
Dado que a fertilidade feminina ou masculina não é o único fator que determina o aumento/diminuição desta taxa, deve-se ter em conta uma série de outros fatores que estão relacionados com esse aumento/diminuição: sociais, fisiológicos e outros. Deste modo, a taxa de natalidade nos países desenvolvidos é, em geral, mais baixa (devido ao conhecimento de métodos contraceptivos, melhores condições médicas e econômicas), enquanto que nos países em desenvolvimento a taxa de natalidade é, em geral, superior face ao desconhecimento ou não-divulgação de métodos contraceptivos e à tendência para seguir tradições familiares e religiosas.
A taxa de natalidade pode ser representada pela equação matemática
Onde n é o número de crianças nascidas no ano e p é a média populacional do período em questão.
Até recentemente, as taxas de natalidade no Brasil foram elevadas, em patamar similar a de outros países subdesenvolvidos. Contudo, houve sensível diminuição nos últimos anos, que pode ser explicada pelo aumento da população urbana — já que a natalidade é bem menor nas cidades, em conseqüência da progressiva integração da mulher no mercado de trabalho — e da difusão do controle de natalidade. Além disso, o custo social da manutenção e educação dos filhos é bastante elevado, sobretudo no entorno urbano.
Estatísticas relacionadas
População
198,7 milhões (2012)
Expectativa de vida
73,62 anos (2012)
Taxa de crescimento da população
0,9% mudança anual(2012)
Taxa de fertilidade em outros lugares
Colômbia
2,10 nascimentos por mulher (2011)
Alemanha
1,36 nascimentos por mulher (2011)
Estados Unidos
1,89 nascimentos por mulher (2011)
Taxa de Mortalidade. (Adultos e Infantis.)
O Brasil apresenta uma