Crescimento demografico
Modificações na estrutura econômica do país/região;
Mudanças culturais;
Infra estrutura, etc.
Em suma o crescimento urbano é um dos resultados do processo de urbanização, mas não o único.
2-Nessa relação ocorre retroalimentação positiva ou seja um induz o outro com a urbanização vem a industrialização a esta estimula o desenvolvimento da cidade para que possa dinamizar seu mercado e negociar seus produtos ou serviços de forma eficiente.
De acordo com a industrialização de uma região, ela vai se tornando urbanizada. É investido em infra-estrutura devido a presença de indústrias na região, para atrair mais indústrias, para dar suporte às indústrias já existentes e como consequência até mesmo da mudança econômica.
3-Até 1950, o crescimento demográfico foi devido sobre tudo ao crescimento vegetativo decorrente das altas taxas de natalidade e a imigração de europeus, atraídos pela agricultura do café. A intensificação do ritmo de crescimento na década de 1950 deve-se a queda das taxas de mortalidade provocada pelos avanços da medicina e pela ampliação da rede de saneamento básico, fatores associados ao processo de industrialização e urbanização do pais, que se intensificou a partir desta década. A queda da mortalidade, sobretudo infantil, e a manutenção de elevados índices de natalidade fizeram com que a população brasileira passa-se por um período de grande crescimento conhecido como "Transição Demográfica"
4-A partir da década de 70 observou-se no pais uma redução das taxas de natalidade e dos índices de fecundidade provocada pela intensa urbanização do pais e suas implicações no crescimento populacional,tais como: a maior participação da mulher no mercado de trabalho,o alto custa de criação dos filhos nas cidades e a difusão de métodos anticoncepcionais.Esses fatores foram