Estrutura Organizacional
1 – Organização Funcional
Trata-se de uma especialização de tarefas, analisando as características profissionais e individuais de cada membro dentro da organização, atribuindo a cada um as atividades que lhes competem dentro de seu perfil. Este método é denominado de departamentalização funcional, que consiste em dividir as áreas por departamentos – operações, marketing, finanças, recursos humanos e assim por diante.
Qualquer instituição que atue com uma estrutura organizacional funcional, deverá ter sempre um administrador responsável por todo o conjunto e logo abaixo dele os responsáveis por cada função específica como: produção, vendas, finanças. Esta divisão ocorre também dentro dos departamentos.
1.1 – Aplicações do modelo funcional
Este tipo de departamentalização é mais indicado para empresas que estejam no início de suas atividades, que são de pequeno porte e que tenham poucas linhas de produtos e serviços. O que vai definir este critério é o fornecimento do produto ou serviço.
Este modelo também é utilizado por empresas de grande porte, desde que apresentem pequena diversificação tecnológica ou de produtos e execução de operações em uma mesma área geográfica.
Freqüentemente acontece em algumas empresas, principalmente as de pequeno porte, ocorrer de não ter um departamento para cada função específica, acontecendo de um mesmo responsável principal por determinada tarefa, assumir outras ou acumular cargos. Isto acontece em organizações maiores quando, uma pessoa é promovida permanecendo também no antigo cargo até que venha a ser substituída.
1.2- Características da organização funcional
- Maior controle e segurança das atividades em relação aos objetivos da organização.
- Tarefas muito bem definidas, causando menor possibilidade de erro nas responsabilidades.
- Desenvolvimento e constante atualização da capacidade técnica, devido à constante presença de especialistas nestes grupos.
- Excessiva especialização decorrente ao aumento