estrutura organizacional
Estrutura Organizacional
“é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridade, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa." OLIVEIRA, Djalma. OSM.
Obs: Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira é autor do livro Sistemas, Organização e Métodos – Uma abordagem gerencial de onde tiramos alguns fragmentos da internet que faziam menção a esse livro.
Dentro de um contexto geral se subdivide em duas: Estrutura Informal e Formal.
ESTRUTURA FORMAL: Deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma.
Características:
Ênfase a posições e cargos em termos de autoridade e responsabilidade;
É estável;
Está sujeita a comando e controle;
Baseia-se em padrões e critérios específicos;
Líder formal é instituído e formalizado O poder é delegado Autoridade hierárquica. Vem de fora dos grupos Canais de Comunicação formais etc.
TIPOS DE ESTRUTURA FORMAL
LINEAR OU LINHA: Simples e antiga baseada na organização militar. Segue uma hierarquia única e vertical. Significa que quem está em um nível acima tem autoridade única e absoluta sobre os níveis inferiores, com o direito de exigir o cumprimento de ordens e execução de tarefas em uma cadeia escalar
CARACTERÍSTICAS: Autoridade única Linhas formais de comunicação Decisões centralizadas em um único ponto Aspecto piramidais Simples e de fácil compreensão Jurisdição precisa Facilidade de implantação, controle e disciplina Identificados mais facilmente em pequenas empresas
FUNCIONAL Aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções. Cria-se o staff ou assessoria . Não existe apenas um único supervisor ou nível superior, mas sim mais de um. Cada um responsável apenas pela atividade/função a que é especialista.
Características:
Autoridade por função ou especialidade
Mais de um supervisor ou nível superior Linhas diretas