Ergonomia
Além disso, descobrimos também, que a Ergonomia surge após 1950 (Segunda guerra mundial), tendo em vistas as falhas ocorridas na interface entre homens e maquinas. A ergonomia nasce com os objetivos práticos de segurança, satisfação e bem estar dos trabalhadores no seu relacionamento com o sistema produtivo. Visando as características do bem estar com as limitações humanas.
O enfoque Ergonômico, se evoluiu à partir que o estudo se centrava sobre a máquina a qual o trabalhador tinha que se adaptar. Procurava-se selecionar e formar operador de acordo com as exigências, ainda de uma longa e difícil aprendizagem; Podemos dizer também que outra causa seria pelos problemas e pelos erros humanos o estudo começou a centrar-se no homem, procurava-se uma modificação das máquinas tendo em consideração os limites próprios do homem.
Conceitualmente, a macro ergonomia é uma abordagem sociotécnica pois lida com quatro subsistemas: o tecnológico, o pessoal, o do trabalho e do ambiente externo, que consiste na estrutura organizacional e processos. A sua abordagem é ao mesmo tempo topdown, pois adota uma abordagem de estratégica. Bottom-up porque a abordagem é participativa e no middle-out é porque foca no processo.
Contribuem para os objetivos da Ergonomia os seguintes fatores: Psicológicos, Socioculturais, Ambientais e Físicos. Sendo assim, serão