Estrutura organizacional
A estrutura organizacional representa a forma de organização para dar suporte aos propósitos e missão básica da empresa. A infra-estrutura organizacional representa a os meios e a disposição dos meios para subsidiar e dar aporte aos propósitos e missão básica da empresa. A interface expressa a relação de interdependência que se estabelece entre duas variáveis. Exemplificando, entre infra-estrutura e o meio ambiente.
A FIERGS e a FARSUL são organizações representativas que fazem parte da estrutura da sociedade no RS.
O Princípio do Objetivo é o princípio que enfatiza a necessidade de todas as atividades e recursos da organização facilitar o atingível dos objetivos.
Estrutura enxuta é quando a organização apresenta o menor índice de níveis hierárquicos, com o menor número de setores, de departamentos e de diretorias.
Denomina-se de estrutura formal quando uma atividade é deliberadamente organizada em relação a um objetivo.
A estrutura e funcionamento de empresa está na sua correlação indireta com a matriz estratégica, e na sua relação e correlação direta com a demanda do cliente.
Capacidade instalada é a capacidade efetiva da empresa que representa todo o seu potencial de produtividade e de desempenho.
O aporte de meios está para a infra-estrutura assim como o suporte de organização está para a estrutura da empresa.
As coordenadas da matriz de produção e da matriz de recursos humanos são estabelecidas a partir da definição da matriz estratégica ou planejamento estratégico da empresa. A gestão de sistemas, gestão de subsistemas, gestão de programas e gestão de projetos são formas alternativas de administrar as matrizes organizacionais (de produção, de RH, financeira e de marketing).
Estruturas dissipativas são formas de organização (setores, departamentos ou