Estrutura organizacional
A responsabilidade do instrutor e o seu sucesso estão diretamente ligados à compreensão do tema, à facilidade e à habilidade para comunicar e, principalmente, à consciência de que deve, sempre, agregar valor aos clientes.
Para dar conta desta tarefa, o instrutor especialista deve ser alguém que tenha:
Flexibilidade para lidar com o novo e com as diferenças;
Vontade de trabalhar com grupos heterogêneos, quanto a expectativas, sonhos, escolaridade, experiências, linguagem etc.;
Capacidade de ouvir o outro e considerar os saberes que ele traz;
Capacidade de falar ao outro e não agredi-lo ou desmerecê-lo com os saberes que traz;
Disposição para buscar continuamente novos conhecimentos que apoiarão a sua atuação como consultor;
Visão de futuro – Realizar uma instrutoria de forma imediatista não condiz com a sociedade contemporânea. É emergente a necessidade de se pensar além. O processo de educação passa a ser visto como um processo de aperfeiçoamento profissional que qualifica o ser humano para o mercado, além de ajudá-lo a se inserir na sociedade como cidadão empreendedor, participativo, questionador, criativo e atuante, e que também seja capaz de fornecer respostas rápidas e assertivas.
Prática - espera-se que o instrutor tenha algumas competências essenciais: capacidade de síntese, fluência verbal, capacidade de análise, identificação com o trabalho, credibilidade e respeito às opiniões divergentes.