Filosofia
Centro de Ciências Humanas - CCH
Departamento de Artes Licenciatura em Artes – Habilitação em Música
Elizabeth Souza Amaral
TRABALHO DE FILOSOFIA
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura Plena em Artes Habilitação – Música, da Universidade Estadual de Montes Claros, na matéria Filosofia da Educação em Arte, ministrada pelo Profº Wagner.
Montes Claros – MG
Junho / 2013
QUESTÕES
1) QUE QUER DIZER A PALAVRA CRÍTICA? No domínio da filosofia, Kant utiliza o termo para designar a reflexão da validade e dos limites do ser humano ou de um conjunto de elaborações filosóficas. Na filosofia moderna designa uma análise sistemática sobre as condições e conseqüências de um conceito, de uma teoria ou disciplina, ou uma tentativa de compreender seus limites e a validade. Um ponto de vista crítico seria o contrário de um ponto de vista dogmático. A crítica é um julgamento de mérito: tal julgamento é estético, se contempla uma obra de arte; lógico, se contempla um raciocínio; intelectual, se contempla um conceito, uma teoria ou um experimento; moral, se contempla uma conduta. Esse julgamento de mérito é fruto de uma atividade da razão, esse poder de distinguir o verdadeiro do falso, que age como uma espécie de tribunal. Ele pode tomar por objeto a própria razão, pelo exercício da crítica da razão, separando, distinguindo o domínio dentro do qual a razão pode ser exercida daquele em que ela delira a cada vez que pretende conhecer o absoluto, aquilo que tem sua razão de ser em si mesmo e a que não corresponde nada de sensível. Pertencendo à ordem de um ato de espírito que duvida antes de afirmar, a crítica pertence, então, à ordem da liberdade de espírito.
2) QUANDO PASSAMOS DA ATITUDE COSTUMEIRA À ATITUDE FILOSÓFICA?
As crenças costumeiras são hábitos próprios. Se nos acostumamos com elas vivemos sem muito questionamento da vida e dificilmente saímos do