arte nova
Arte nova é uma filosofia e estilo internacional de arte, arquitetura e arte aplicada (especialmente as artes decorativas) que foram mais populares de 1890 a 1910.
O nome “ArtNouveau” vem do francês, significa “arte nova”. Ela também é conhecida como Jugendstil do alemão (estilo da juventude), que recebeu o nome devido à revista Jugend, que a promoveu, como Moderna na Rússia, que talvez tenha recebido seu nome devido à galeria Parisiense “La MaisonModerne”, como secessão na Áustria-Hungria e seus estados sucessores, devido ao Grupo Vienense de Artistas, e na Itália, como StileLiberty, devido à loja de departamento London, Liberty& Co., que popularizou o estilo.
Um reação à arte académica do século XIX, o movimento da arte nova foi inspirado por formas e estruturas naturais, não somente em flores e plantas, mas também em linhas curvas.
Arquitetos tentaram harmonizar com o ambiente natural.
O estilo foi fortemente influenciado pelo artista Tcheco Alphonse Mucha quando ele produziu um poster litografado que apareceu em 1 de Janeiro de 1895 nas ruas de Paris como uma propaganda para a peça Gismonda por Victorien Sardou com a Sarah Bernhardt. O poster popularizou o novo estilo artístico e seu criador para os cidadãos de Paris. Inicialmente denominado StyleMucha,o seu estilo ficou logo conhecido como arte nova.
Arte nova foi mais popular na Europa, mas a sua influência foi global. Assim, ela é conhecida de várias formas com frequentes tendências localizadas. Na França, as entradas do metro de paris feitas por Hector Guimard eram do estilo arte nova e Emile Gallé praticou o estilo em Nancy, Victor Horta teve um efeito decisivo na arquitetura na Bélgica, revistas como a Jugend ajudaram a divulgar o estilo na Alemanha, especialmente como uma forma de arte gráfica, enquanto os secessionistas de Viena influenciaram a arte e a arquitetura de toda a Áustria-Hungria.
Arte nova também era o estilo de indivíduos