ARTE NOVA
A Arte Nova foi um estilo estético que surgiu nos finais do século XIX, nomeadamente na França e
Bélgica, em plena Belle Époque.
Este tipo de arte estava relacionada com o movimento arts & crafts, tendo produzido obras de grande beleza e requinte, relacionando-se especialmente com a 2ª Revolução Industrial em curso na Europa.
ARTS & CRAFTS
O Movimento Arts and Crafts O Movimento Arts and Crafts nasce em Inglaterra em 1860, como reacção contra a influência da industrialização na arte, tentando que existisse uma separação total entre elas e que a criação artística e a execução técnica permanecessem ligadas.
ARTS & CRAFTS
Teve como mentores John Ruskin (1819-1900) e William Morris
(18341896), que lutaram por uma arte pura, assente na criação e na conceção individual, na originalidade e no bom gosto, e cujos princípios gerais deveriam ser aplicados a todas as modalidades artísticas, ou seja, sem distinção entre artes maiores e artes menores, já que todas eram merecedoras de igual qualidade plástica.
Para que isto acontecesse os artistas deveriam rejeitar os processos industriais e os seus materiais, regressando ao processo criativo da Idade Média, ao uso de materiais naturais e ao fabrico de peças únicas e originais, pelo método artesanal, seguindo o exemplo do folclore e tradições populares de cada país. Foi sob a influência destas ideias que se nortearam a Arte
Nova.
Princípios comuns
Inovação formal:
• As novas formas inspiraram-se na Natureza e no Homem, com
preferência para os movimentos sinuosos e encadeados para marcar a expressividade, através de linhas e formas estilizadas, sintetizadas e geometrizadas. Adopção de uma nova estética:
• Expressa através da linha sinuosa, elástica e flexível, estilizada ou
geometrizada, na procura do movimento, do ritmo, da expressão e do simbolismo poético, que apelava à fantasia e sensibilidade estética do
espectador.