Controle da produção
ADMINISTRAÇÃO
Atividades práticas supervisionadas
5º/6° semestre
Campinas, 18 de Outubro de 2013
Sumário
Introdução
Evolução da Administração da Produção
Para se falar em Planejamento e Controle da Produção (PCP) é necessário definir o que é produção, como e quando surgiu e como ela evoluiu até os dias de hoje.
A produção, que é entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em outro com maior utilidade, vem acompanhando o homem desde seus primórdios. Já na pré-história eles poliam a pedra a fim de transformá-la em utensílio mais eficaz executando, assim, uma atividade de produção, essas ferramentas eram de uso exclusivo de quem as fabricava, inexistindo o comércio, troca ou escambo.
Com o passar do tempo algumas pessoas se mostraram muito habilidosas e começaram a fabricar utensílios para terceiros, surgindo, então, os primeiros artesões e, concomitantemente, a existência de uma forma, ainda que rudimentar, de uma produção organizada.
A produção artesanal entrou em decadência com o surgimento da Revolução Industrial, com a descoberta da máquina a vapor em 1764 por James Watt, havendo o processo de substituição dos artesões pela máquina, surge então a padronização dos produtos e os processos de fabricação e o desenvolvimento das técnicas de planejamento e controles financeiro e da produção.
No fim do século XIX, surgiram nos Estados Unidos os trabalhos de Frederick W. Taylor, mostrando os conceitos de produtividade, isto é, a procura incessante por melhores métodos de trabalho e processos de produção, com o objetivo de se obter melhoria da produtividade, que é a relação entre os recursos empregados e os resultados alcançados levando-se em conta todas as variáveis possíveis como, por exemplo, matéria prima, capacidade da máquina, tempo e as habilidades das pessoas, tudo isso com menor custo possível. Essa procura ainda hoje é o tema central em todas as empresas, mudando-se