Estrutura geológica
A estrutura geológica da superfície terrestre que continua, em mutação constitui o embasamento do modelado relevo.
São identificadas três províncias geológicas nas Terras emersas.
Dobramentos modernos ou Montanhas: São mais altas formas do relevo e o seu conjunto é bem representado pelas cordilheiras, apresentam grande instabilidades geológicas, são recentes da era cenozoica, não tiveram ainda tempo de sofre maior desgaste erosivo. A estrutura geológica corresponde aos dobramentos e falhamentos modernos, sofrem erosão intensa . As Montanhas: são grandes elevações naturais do terreno, constituídas de agrupamentos de morros e vales. Os principais tipos de montanhas resultam do processo como as movimentações das tectônicas e placas, que provocam dobramentos, falhas e vulcanismo. Quanto a idade as montanhas podem ser : jovens( geralmente constituídas no terciário )assumindo formas agudas( Alpes e Andes, por exemplo)representando então suavisadas formas. Temos como exemplo as cordilheiras do Himalaia, dos Andes, Alpes e Rochosas.
Escudos Cristalinos ou Planaltos: São superfície mais ou menos planas, podendo ser cristalinos ou sedimentares e onde o processo de erosão é maior que o sedimentação . Suas estruturas corresponde aos escudos antigos .São geologicamente velhos datando das eras arqueozóica e proterozóica, não apresentas instabilidades geológica e favorecem ocorrências de minerais ( Ferro, Cobre, Alumínios ,estanhos e Manganês)
Bacias Sedimentares ou Planícies : São superfície mais baixas e planas onde o processo de sedimentação é maior que a erosão. São recente e podem ser de origem fluvial ( Planície de aluvião) ou de origem marinha ( formada por areia quartzosas). Estão superpostas as bacias sedimentares paleo-mesozóicas, apresentando como recursos minerais as províncias geológicas de minerais ( Petróleo, Gás Natural , carvão Mineral ) A ocorrência desses minerais está na razão da irregularidades das suas camadas, ou seja,