O reino de deus
Pedro Ferreira de Lima Filho
Vivemos numa época onde a experiência humana encontra-se como base do pensamento. A Teologia, via de regra, não foge deste contexto. Todavia adota o conceito de experiência como uma vertente fundamental para o seu assunto maior que é o falar e o pensar sobre Deus ao longo dos séculos. Mas o que é mesmo o assunto da Teologia? Eis a questão! Podemos dizer categoricamente que é o Reino de Deus, ou seja, o próprio Deus que se revela na história da humanidade.
Seguramente, a Teologia é muito mais do que a reflexão da Palavra de Deus: é o caminho para se compreender a Deus e sua maneira de revelação ao homem por meio dos acontecimentos históricos e de como essa revelação divina teve como ponto de partida a vinda e a vida de Jesus de Nazaré.
A Teologia tem a grande missão de falar de um Deus próximo e presente na realidade do povo. Um Deus que nós faz irmãos, unidos na fé, pois o mundo já não é mais o mesmo e a cada dia surgem novas verdades e conceitos de vida, como também nos são impostas novas culturas e crenças pelas diversas denominações e meios de comunicação. É hora de transformar, de fazer (re)nascer e (re)anunciar o Reino de Deus em nossa contemporaneidade.
O Documento de Aparecida. Texto Conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. São Paulo, (2007, p.19, nº 19) recorda: “[...] Este método implica em contemplar a Deus com os olhos da fé através de sua Palavra revelada e o contato vivificador dos Sacramentos, a fim de que, na vida cotidiana, vejamos a realidade que nos circunda à luz de sua providência e a julguemos segundo Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, e atuemos a partir da Igreja, Corpo Místico de Cristo e Sacramento universal de salvação, na propagação do Reino de Deus, que se semeia nesta terra e que frutifica plenamente no Céu [...]”.
A grande verdade do homem é Deus, é o seu mais íntimo, o coração de todas as coisas. Esse