Estrutura familiar
O que é ?
A estrutura familiar compõe-se de um conjunto de indivíduos com condições e em posições, socialmente reconhecidas, e com uma interacção regular e recorrente também ela, socialmente aprovada. A família pode então, assumir uma estrutura nuclear ou conjugal, que consiste num homem, numa mulher e nos seus filhos, biológicos ou adoptados, habitando num ambiente familiar comum. A estrutura nuclear tem uma grande capacidade de adaptação, reformulando a sua constituição, quando necessário.
Hoje em dia:
A família brasileira mudou.
O Censo de 2010 mostrou que, hoje, os casais sem filhos, as pessoas morando sozinhas, famílias homoafetivas, mães sozinhas com filhos, pais sozinhos com filhos, amigos morando juntos, netos morando com avós, etc
A formação clássica, casal com filhos, deixou de predominar. Segundo dados do IBGE representam, em 2010, 49,9%. Há 30 anos atrás, eram 75%.
TRANSFORMAÇÕES DA ESTRUTURA FAMILIAR
Franciele Mathias CARDOZO
1
A família, ao longo da historia, passa por transformações conceituais. Na Idade
Média, família era definida pelo casamento, sendo este o motivo que levaria a constituição da família, o que aconteceria através de arranjo entre os familiares, mais precisamente dos pais, levando em conta o dote (manutenção ou o aumento deste), e o status social; os noivos não opinavam sobre a escolha, só se conheciam no dia do casamento, tornando-se então família, juntamente com os filhos que viriam sendo estes um objeto ou um utensílio. Passado o tempo, a Europa obteve seu próprio modelo de família, sendo família burguesa tradicional estruturada com pai, mãe e filhos, sendo o casamento escolha individual e afetiva. A partir daí, a denominação família passou a ser idealizada pela sociedade como no modelo anterior, mas agora ligada pelo laço do amor, o filho era de grande importância aos pais e obtinham maior atenção destes, cabendo às mães a educação dos mesmos.
Assim, o