relatório de física II termoscópio
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA – CCSST
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
TERMOSCÓPIO DE GALILEU
Imperatriz
2013
HILDEANE VELOSO FREITAS
TERMOSCÓPIO DE GALILEU
Imperatriz
2013
1. INTRODUÇÃO
A Termodinâmica constitui uma parte indispensável dos fundamentos de física, da química e da biologia, e encontra aplicação em áreas como motores de automóveis, refrigeradores, processos bioquímicos.[1] No campo da Termodinâmica é citado o termoscópio (do grego skopeo que significa "vejo"). Provavelmente, Galileu tê-lo-á inventado em 1592. Era composto por uma esfera oca de vidro à qual estava conectado um tubo também de vidro, como evidencia a figura 1. Aquecia-se a esfera com as mãos e submergia-se a extremidade do tubo num recipiente contendo água. Depois, uma vez resfriada a esfera, a água subia pelo tubo, ficando o seu nível final acima do nível da água no recipiente. Afim de que a observação fosse facilitada, fixava-se ao tubo uma escala com graduações efetuadas de modo arbitrário.
Figura 1: Representação do termoscópio de Galileu
O termoscópio permitia avaliar qualitativamente o aumento ou diminuição da temperatura, por meio do deslocamento do nível no interior do tubo. A pressão atmosférica afetava também as indicações, já que o recipiente era aberto. O instrumento era simples e inexato, e no entanto, pode-se dizer, sem exagero, que a termometria científica, e, por conseguinte, a Termodinâmica, tem seu início quando Galileu inventou o seu primeiro termoscópio.
A criação do termoscópio está articulada com a ideia genial de Galileu de avaliar as variações da temperatura por meio da variação de outras propriedades mensuráveis dos corpos. Esta ideia foi conservada quando se começou a passar do termoscópio ao termómetro (das palavras gregas termon que significa temperatura e metron que significa medida).
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Para que