Mudança na estrutura familiar
Considere que a família, como instituição social, vem se transformando ao longo do tempo, conforme acontecem às alterações das sociedades e dos indivíduos, mas teve um determinado período da história que ficou mais evidente essa transformação.
A família é considerada fundamento básico e universal por se encontrar em todos os agrupamentos humanos, introduzir um novo ser na sociedade, a família é o único grupo com qual a criança tem contato, através de transmissão de linguagem, costumes, valores, crenças etc. A criança desenvolve a natureza humana, ensinar a agir, conviver com os outros.
A educação que seus avôs tiveram é a mesma que a sua? Os valores são os mesmos? A visão ao que descrever família é mesma?
Não, com o passar dos anos a modernização fez com que as pessoas se adaptassem querendo ou não com uma nova estrutura familiar.
De acordo com a história a estrutura familiar foi sofrendo transformações, sendo caracterizada como:
Família Tradicional; preocupava-se com tradições, conservação e ampliação do patrimônio, transcrição da herança e casamento arranjado.
Família Moderna; prevalece à valorização da reciprocidade do sentimento e os desejos carnais por intermédio do casamento e também a divisão de tarefas.
Família Contemporânea ou pós moderna; fundamentada no amor e no prazer a duração é relativa, ou seja, os vínculos são mantidos enquanto durar o amor e o prazer.
A expressão mais marcante dessas transformações ocorreu no final da década de 60 cresceu o numero de separações e divórcio a religião foi perdendo sua força não mantém casamento com relações insatisfatórias.
No séc. XXI a igualdade passou a ser um pressuposto em muitas relações matrimoniais a partir daí, surgem inúmeras organizações familiares alternativas, casamento sucessivos com parceiros distintos, filhos de diferentes uniões, casais homossexuais adotando crianças legalmente torna-se mais freqüente as chamada "produções independentes”, com a mulher inserida no mercado de