057746681007
1808 palavras
8 páginas
2º Seminário de Qualidade Microbiológica da Água, Alimentos e Solos.Analise Microbiológica de Leite Cru da Fazenda Piracanjuba no Município de Silvânia-Go
Andressa Tainá Silva1; Arthur Silva Alves e Silva2; Felipe José Veríssimo Lôbo3; Josué de Amorim Bottazzi4; Maísa Luzia de Assis Tobias5; Wesley Henrique Dias6; Weverson Pablo de Sousa e Silva7;
1, 2, 3, 4, 5, 6,7 Alunos do 4º Período de Agronomia.
weversonpablosousa@hotmail.com
INTRODUÇÃO
O leite ao ser sintetizado e secretado nos alvéolos da glândula mamária é estéril, mas ao ser retirado, manuseado e armazenado pode se contaminar com microrganismos originários do interior da glândula mamária, da superfície das tetas e do úbere, de utensílios, como os equipamentos de ordenha e de armazenamento e de várias fontes do ambiente da fazenda. Esta contaminação pode atingir números da ordem de milhões de bactérias por mL, podendo incluir tanto microrganismos patogênicos como deterioradores. A contaminação microbiana prejudica a qualidade do leite, interfere na industrialização, reduz o tempo de prateleira do leite fluido e derivados lácteos e pode colocar em risco a saúde do consumidor.( BRITO; BRITO,2004.p.4).
Segundo (BRITO; BRITO 2004.p.4) para que não aconteça à contaminação microbiana do leite cru, alguns cuidados devem ser tomados com: verificar o estado de saúde da vaca e higiene, fazer a limpeza e desinfecção dos equipamentos de ordenha, tanque de refrigeração e os utensílios que entram em contato com o leite. Além disso, o leite deve ser refrigerado rapidamente após a ordenha com temperatura de 4ºC, pois sem a refrigeração a população bacteriana pode aumentar levando o leite a deterioração.
Para (UEFS-RELATORIO DE AULA PRATICA/AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DO LEITE 2010. p5) é necessário conhecer os conceitos sobre a qualidade do leite, como composição e condição higiênico sanitária, pois a qualidade é muito importante para as indústrias e produtores.
Segundo