MONA lISA
Curso : Design de Interiores
História da Arte I
Profª Márcia Schardong Siqueira
LEONARDO DA VINCI
MONA LISA
Mona Lisa (1503-1507)
Cenário: No fundo do quadro de Mona Lisa há duas paisagens, o da
direita, muito alto, e o da esquerda, muito baixo. O lugar de conexão entre esses dois pontos esta oculto atrás da cabeça de Mona Lisa.
A paisagem ao fundo da composição é essencial para que possamos analisar a expressão da face de Mona Lisa, pois há um desnível entre o lado esquerdo e direito, com a figura na parte central.
O olhar de Mona Lisa nos acompanhe, assim
como a expressão do sorriso, que parece variar. Sobrancelhas ausentes
A explicação mais provável é que Leonardo colocou
as sobrancelhas como um toque final na tinta seca do rosto, mas a primeira vez que o quadro foi limpo
(talvez no século XVII) o restaurador usou um solvente impróprio e as sobrancelhas se dissolveram para sempre. Isto serve como uma alerta para o máximo cuidado que os restauradores devem ter.
Janelas da alma: Será que olhos de Mona Lisa, como já se disse com frequência expressam uma sabedoria sobrenatural? O próprio Leonardo descreveu o olho como "a janela do corpo humano, através da qual ele se espelha o seu caminho e traz para o nosso desfrute a beleza do mundo, pela qual a alma se contenta em ficar na sua prisão humana"
Sorriso enigmático: Os olhos de Mona Lisa
atraem suas respectivas paisagens. Esse jogo visual de atrações opostas se encontra no centro de Mona Lisa e faz com que o olho veja um ligeiro temor nos cantos da boca. É este temor que dá impressão de que ela está prestes a irromper num sorriso mais aberto.
Mangas:
As mangas foram pintadas num estilo nítido e bem definido, com contornos fortes, coerente com o estilo dos trabalhos anteriores de Leonardo. Contudo o pano sobre o ombro de Mona
Lisa foi pintado num estilo muito suave, semelhante o