Estrutura ensino no brasil
Desafio de aprendizagem da Disciplina de Estrutura e Organização da Educação Brasileira do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.
Santo Anastácio/SP
2011
Introdução
A educação passa por constantes mudanças e o processo educacional do país esta intrinsecamente ligado a Constituição; tais mudanças ocorrem devido às desordens econômicas, sociais, políticas e culturais, resultando um intenso conflito entre organizações governamentais e não-governamentais, gerando bruscas alterações de costumes e condutas, havendo assim, a necessidade de criação e alterações de leis, as quais buscam se adaptar a realidade, influenciando no exercício da cidadania.
Devido à necessidade e exigência da sociedade, ao que se refere à educação, criou-se normas educacionais que abrangessem a dinâmica e a ciência pedagógica, a qual deve se adequar aos avanços de um mundo contemporâneo em que estados e municípios juntamente com o governo federal partilhem suas conquistas e responsabilidades.
Assim, foi estabelecida “Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira” (LDB), abrindo um amplo leque para a prática docente, na tentativa de unificar normas e delegar autonomia aos administradores escolares, docentes e alunos, atingindo não só os educandos, mas a sociedade.
Ao pensarmos sistema de educação também temos que levar em consideração que o organograma social do pais interliga diversos e diferentes sistemas. Os anseios sociais forma um rede de sistemas políticos, econômicos, religiosos, cultural e o próprio sistema jurídico responsável pela justa aplicação das leis e pelo ordenamento jurídico vigente.
A Estrutura do Sistema de Ensino no Brasil
A Constituição Brasileira de 1988 passa a tratar a educação como um direito social de responsabilidade do Estado e da família, essa nova construção da Ordem Social implicara em profundas mudanças na educação brasileira. Paralelamente a nossa Carta Magna a Lei de Diretrizes e