Estrutura de ensino no brasil
Observaremos como se encontra estruturada nosso sistema de ensino,veremos sob a responsabilidade de quem está à tarefa de assegurar uma educação de qualidade a todos, avaliando ainda se são levadas em conta as necessidades e limitações de cada indivíduo. Veremos que a educação nacional é regida pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional 9394 de 20 de dezembro de 1996. E que sua criação representou um avanço considerável, em se tratando da organização e desenvolvimento dos sistemas de ensino.
Essa lei direciona os sistemas de ensino, divididos em sistema federal, estadual e municipal, ao melhor caminho para atuar nas diferentes situações impostas dentro de cada instituição de ensino. Notaremos que a LDB determina mudanças significativas na rede escolar, indicando e exigindo a necessidade de uma reestruturação na educação, bem como uma formação mais aperfeiçoada e especializada dos profissionais que atuam na educação. Traçando ordens às instituições e órgãos administrativos para que melhorem a oferta de ensino, analisando e exigindo melhorias em relação à formação dos professores, para atuarem de acordo com as necessidades individuais de cada educando. Estabelecendo-se dez anos para que os professores da educação básica cursem um ensino superior.
A LBD andando de mãos dadas com a Constituição Federal, que defende a educação como um direito de todos, permitiu ainda flexibilidade e autonomia, introduzindo uma avaliação do ensino e a municipalização do mesmo. Possibilitando ainda a criação de modalidades de ensino, como cursos de formação a distância, educação especial, indígena, educação de jovens e adultos, profissional entre outras, reestruturando ainda os níveis de ensino.
Concluiremos que a maneira como o sistema de ensino está estruturado visa melhorar a qualidade da educação ofertada, e busca ainda uma transformação na sociedade, expondo que educar é uma questão de luta pela democracia, é tornar os cidadãos conscientes de seus direitos,e