Estrutura do sistema de ensino no brasil
A Educação no Brasil determinada pela Constituição Federal de 1988 e a Lei 9394/96 LDB ( Lei de Diretrizes e Bases) estabelece a possibilidade entre os Estados e Municípios a constituir um sistema único de ensino.
Os órgãos responsáveis pela educação, em nível federal, são o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE). Em nível estadual, temos a Secretaria Estadual de Educação (SEE), o Conselho Estadual de Educação (CEE), a Delegacia Regional de Educação (DRE) ou Subsecretaria de Educação. E, por fim, em nível municipal, existem a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Conselho Municipal de Educação (CME).
A educação básica no Brasil constitui-se do ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio.
A Constituição estabelece que a Educação é um Estado e da família, visando o desenvolvimento pessoal para a qualificação do trabalho e exercício da cidadania.
A Estrutura do Ensino em âmbito federal, estadual e municipal possui vários pontos em comum, entre eles:
- Normas de Procedimentos
- Conteúdos elaborados
- Idéias e Projetos
As idéias e os projetos na minha visão não saem do papel, pois o Brasil ainda não conseguiu implantar um Sistema Único de Ensino, temos por base os resultados nas Provas de Avaliação de competencia Escolar: ENEM, ENADE, SARESP.
Notamos o nivel da Educação Brasileira , as poucas notas satisfatórias são de alunos que vieram da Rede Particular de Ensino, pois infelizmente os de Escola Publica são inferiores , nas instituições particulares os professores visam o sucesso dos alunos e trabalham muito para isso, Já a Escola Publica o professor trabalha desmotivado pela falta de interesse dos alunos.
Acho que o Governo federal deveria investir mais na Educação assim como investe no Futebol, por exemplo, ditar Leis e cobrar para serem