Estrutura do setor de extração e processamento de petróleo no brasil
Índice
Índice 2 Introdução 2 Descrição histórica do setor 3 Descrição Atual do Setor 4 Estrutura Setorial 6 Barreira a Entrada 7 Fatores relevantes do Setor 8 Referência Bibliográfica 9
Alunos
Fernando Terao Pereira
4064346-8
Guilherme Guaitoli
4062378-5
Henrique Brito Machado
3056412-3
Caio Affonso de Grande
3088068-8
Valter Gomes Veiga
4062032-8
Introdução
O trabalho tem o objetivo de mostrara a atual conjuntura do setor petroquímico do Brasil e os fatores relevantes que impactam no mercado, assim como sua estrutura, avaliando as escolhas estratégicas das principais empresas instaladas. De fato, o ponto chave do trabalho é demonstrar a elevada concentração do mercado de extração e processamento de petróleo, caracterizado como concorrência monopolística. As análises foram baseadas em dados coletados até 2009.
Em meio à grande cadeira produtiva do petróleo, que se inicía com sua extração e segue até a produção dos bens finais derivados do petróleo, como combustíveis fósseis, plásticos, etc. Neste trabalho, não abordaremos toda a cadeia produtiva da matéria prima em questão, focaremos o trabalho no que tange à extração e a refinaria do petróleo, que de fato, é onde se concentram as principais empresas do setor e a maior concentração do mercado.
Descrição histórica do setor
O setor petroquímico brasileiro apresenta uma conjuntura atípica, semelhante ao setor de mineração. A industrialização do Petróleo no mercado doméstico começou tarde em relação aos outros países, somente na década de trinta pensou-se concretamente nisso, e na década seguinte é que foram iniciadas, de forma efetiva, a sua exploração e produção de petróleo.
O governo brasileiro tinha o objetivo de