Tabalho
CONTRIBUIÇÕES DE TEÓRICOS DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO
PROFESSORA PRESENCIAL: Rosemeire P. Vasel
TUTORA A DISTÂNCIA: Antônia Lucineire de Almeida
JARAGUÁ DO SUL–SC / DATA DE ENTREGA: 18/09/2012
INTRODUÇÃO
Neste trabalho viemos ressaltar todas as contribuições e seus aspectos na educação que foram atribuídas por alguns teóricos em psicologia, que são eles; Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev S. Vigotski.
Precisamos entender que em cada situação da educação temos como espelho a teoria de um ou de outro teórico, pois todas as teorias juntas formam a idéia psicológica necessária para serem aplicadas nas unidades de ensino, afinal o ser humano é complexo e sua atitude comportamental é imensa , por isso, para cada situação a visão e a ação sobre ela será diferente nos aspectos psicológicos.
SIGMUND FREUD E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
Sigmund Freud (Viena, 1856- Londres, 1939), médico austríaco e também fundador da psicanálise. Recebeu uma educação judaica não tradicionalista e aberta à filosofia do Iluminismo. Desde cedo se especializou em neurologia. Os “Estudos sobre Histeria”, obra comum de Breuer e Freud são publicados em 1895. Freud afirma que “a experiência de passividade sexual antes da puberdade; é sim a etiologia específica da histeria”. No artigo é usado pela primeira vez o termo psicanálise. Trabalhando ao lado de Breuer, Freud abandonou aos poucos a hipnose pela catarse, inventando o método de associação livre, e enfim a psico- análise.
Publicado em 1899, “A Interpretação dos Sonhos”, definiu que a desarmonia dos sonhos não é um acidente de ordem mecânica; o sonho tem um sentido, esse sentido está escondido e não decorre das figuras utilizadas pelo sonho, mas de um conjunto de elementos que pertence ao próprio sonhador, fazendo com que a descoberta do sentido