Petroleo e gas
4000 anos a.C., quando apareceram as primeiras exsudações e afloramentos no Oriente Médio (onde estão algumas das maiores reservas do mundo).
Há diversas teorias a respeito do surgimento do petróleo no mundo, porém a mais aceita é a de que ele surgiu do acúmulo de restos orgânicos de animais e plantas (plâncton marinho e lacustre; algas, diatomáceas, peixes, moluscos, plantas superiores, etc.) no fundo de lagos e mares, sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos.
O betume (também chamado de pez natural) foi o primeiro hidrocarboneto usado pelos povos da Mesopotâmia, do Egito, da
Pérsia e da Judéia, na pavimentação de estradas, calafetação, aquecimento e iluminação de casas, bem como lubrificantes e até laxativo. Trata-se de uma mistura sólida, pastosa ou mesmo líquida de compostos químicos que aflora naturalmente, mas que pode ser obtida em um processo de refino.
O uso bélico (óleo inflamado) começou na era cristã, pelos árabes, que o utilizavam ainda na iluminação. Há registros de que o petróleo de Baku, no Azerbaijão, já era produzido em escala comercial, dentro dos padrões da época, quando Marco Pólo viajou pelo norte da Pérsia, em 1271.
A história do petróleo no mundo começa na Pensilvânia (EUA), em 1859, onde o primeiro poço de petróleo foi descoberto. Ele foi encontrado em uma região de pequena profundidade (21 m), ao contrário das escavações realizadas hoje, que chegam a milhares de metros.
Em princípio era extraído apenas o querosene para iluminação, mas com o advento da indústria automobilística (Ford fabrica o primeiro modelo em 1896) e do avião, somado à sua utilização nas guerras, tornou-se o principal produto estratégico do mundo moderno. As maiores cem empresas do nosso século estão ligadas
PETRÓLEO
A palavra petróleo vem do latim
petroleum,