Artigo
As pessoas capacitadas que participam do projeto devem ser reaproveitadas após seu término em outro projeto da mesma linha, mas não se pode fazer uma contratação em momento impróprio para a organização, pois isso pode gerar sérios danos financeiros a instituição.
b) Estimativas
O projeto pode conter mais suposições do que fatos, pois as instituições públicas precisam de estimativas precisas de custo e cronograma, sendo que cada projeto é diferente, isso é possível. O que está sendo construído pode nunca ter sido construído antes, então as etapas envolvidas, os obstáculos inevitáveis e os materiais necessários são difíceis de serem preditos.
c) Orçamentos
Ser preciso para se fazer um orçamento de projeto é difícil por que é necessário que se faça um planejamento bastante detalhado de todo o projeto, prevendo ao máximo situações adversas que porventura possam acontecer durante a execução do mesmo. Se o projeto começar e acabar no mesmo ano orçamentário as dificuldades são menores, pois o recurso que será utilizado é do mesmo exercício financeiro, mas se for de anos orçamentários diferentes é mais complicado, uma vez que o recurso de um ano terá que ser utilizado em outro ano ou utilizar parte do recurso do outro ano orçamentário.
d) Autoridades
O surgimento de dificuldades dentro do ambiente da organização tem que ser resolvido pelo gerente de projetos, e essas dificuldades aparecem frequentemente e podem ser de caráter pessoal, manobras políticas e impasses, entre outras. Tais manobras podem trazer instabilidade para a gestão do projeto. O gerente de projetos necessita do apoio dos gerentes funcionais para que o projeto siga pelo caminho que foi planejado, pois se os gerentes funcionais não seguirem o que o gerente do projeto determina, os rumos do mesmo podem se perder.
e) Comunicações
Uma comunicação eficiente é fator essencial para o sucesso do projeto por que ela pode evitar problemas de atraso, deficiências de qualquer natureza ou o