ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA 1
ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Capa
Folha de rosto
Sumário
ELEMENTOS TEXTUAIS
Desenvolvimento do trabalho, compreendido como sendo:
Tema ou Introdução ao projeto: é apresentado de forma sucinta e objetiva o objeto de estudo, sua localização no universo acadêmico, bem como a informação dos conceitos fundamentais para a compreensão do mesmo e sua contextualização.
Justificativa: deve ser apresentada a motivação para a delimitação temática. A motivação para escolha pode ser de ordem pessoal ou profissional. Deve ser também demonstrada a relevância de se estudar esta temática e as contribuições que este estudo pode trazer para a comunidade em geral e acadêmica/ científica.
Objetivos: podem ser divididos em geral e específicos. O objetivo geral tem por finalidade alcançar em termos amplos a resposta ao problema de pesquisa e a resolução temática. Os objetivos específicos representam todos os caminhos ou comportamentos necessários para se chegar ao objetivo geral da investigação científica.
Problema: corresponde a questão motivadora da pesquisa, ou seja, é o questionamento que se faz e que necessita de uma resposta. É considerada a mola propulsora da pesquisa, é o que motiva o pesquisador a iniciar uma investigação. O Problema poderá ser elaborado em forma de pergunta e deverá ser especifico e possível. O pesquisador deve evitar problemas que fogem de sua possibilidade de investigação, como exemplo: quais as causas das desigualdades sociais no mundo ou ainda o judiciário faz justiça? Um problema abrangente não sugere contribuição para a sociedade e o sentido da pesquisa é apontar para sua contribuição mínima e relevância científico-jurídica. Na formulação do problema, o pesquisador deverá contextualizar a pergunta nuclear, e não apenas citá-la.
Referencial Teórico ou Marco Teórico: "Referencial teórico", "Quadro teórico", "Marco teórico" ou "Revisão de Literatura" é um resumo sobre o tema já definido e delimitado, enfatizando