Estrutura do processo decisório
Departamento de Educação- Campus XII
Colegiado de Administração
Simone Costa Rodrigues
Estrutura do Processo Decisório
Uma Abordagem Sistêmica
Guanambí
2012
Kadson Kardek Teixeira Ladeia
Simone Costa Rodrigues
Estrutura do Processo Decisório
Uma Abordagem Sistêmica
Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina Pesquisa Operacional, ministrada pelo professor M.Sc. Marcus Vinicius Fagundes no VI semestre do curso de Administração.
Guanambí
2012
O processo decisório deve ser encarado como um acontecimento global, em seus aspectos mágicos, fisiológicos, psicoemocionais, racionais, lógicos e outros eventuais. O processo decisório costuma ser estudado sob três ângulos: o da percepção do problema, o dos fatores que direcionam a escolha das alternativas e o das consequências da decisão.
A percepção do problema
Quando nos deparamos com um problema em que é preciso fazer uma escolha, surge a necessidade de uma tomada de decisão. Quando determinada situação não está de acordo com o nossa vontade ou nossas necessidades, consideramos que isso é um problema que é preciso resolver, ou seja, é preciso tomar uma decisão.
O processo Perceptivo Humano
A percepção é um processo muito abstruso, sujeito a inúmeras variáveis. Mais que uma característica biológica, a percepção é um fenômeno cultural. Pessoas de diferentes culturas leem o mundo de maneira diferente porque o percebem de maneira distinta. A percepção é submissa da memória e esta, por sua vez, é tributária do meio em que cada ser humano cresceu e se desenvolveu. A leitura que cada indivíduo faz do mundo é subserviente à nossa estrutura biológica, cultura e comportamental.
Contexto perceptivo
O modo de perceber e o resultado da percepção – o nomear