estrutura do dna
Alunos: Turma:
tema
Nome da cidade data Estrutura do DNA
A molécula de DNA é composta por uma fita dupla de nucleotídeos. Existem quatro subunidades de nucleotídeos, e as duas cadeias unem-se através de pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas dos nucleotídeos.
As cadeias de nucleotídeos são formadas por uma pentose (açúcar de cinco carbonos) associada a um ou mais grupos fosfato e a uma base nitrogenada. O DNA é composto por uma desoxirribose e um grupo fosfato. As quatro bases nitrogenadas contidas no DNA são: adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T).
A cadeia possui duas extremidades, denominadas extremidade 3’ e extremidade 5’. A extremidade 3’ possui um hidroxil e a extremidade 5’, um fosfato.
As bases nitrogenadas estão no interior da hélice, ligadas por pontes de hidrogênio. As bases nitrogenadas citosina e timina são chamadas de Pirimidinas, e as bases adenina e guanina, chamadas de Purinas.
http://www.infoescola.com/genetica/estrutura-do-dna/
O que são genes?
Gene é a uma unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é possui uma seqüência específica de ácidos nucleicos, que estão associados com funções reguladoras e funções codificantes. Assim o gene que codifica para uma determinada proteína tem a sequência de bases que codifica para essa proteína, mas também regiões que permitem regular a produção dessa proteína. O conjunto dos genes de um organismo, população ou espécie constitui o genoma.
Os genes é um dos fatores que determinam a forma ou função de uma ou várias característica dos seres vivos, pois são por meio de genes que são determinadas proteínas.
Como corre o dogma central da biologia molecular: Replicação, Transcrição e Tradução.
Replicação: A replicação é o processo de duplicação de uma molécula de DNA de