Colorimetria
Colorimetria é a ciência da medida de cores que estuda e quantifica como o sistema visual humano percebe a cor, na tentativa de especificá-la numericamente de modo que:
- estímulos, com as mesmas especificações sob iguais condições, vistos por um observador com visão normal, são semelhantes.
- os números compreendidos nas especificações são funções contínuas dos parâmetros físicos que definem a energia espectral radiante do estímulo.
A cor é de grande importância em vários produtos industriais: matérias têxteis, tintas, plásticos, papéis, cerâmica, alimentos e etc. Dessa forma, a colorimetria é uma tecnologia utilizada em diversos setores industriais. No setor da serigrafia, por exemplo, é muito importante conhecer o significado das cores pois elas valorizaram o produto, obtendo controle colorimétrico de corantes e pigmentos e o desenvolvimento instrumental de formulações de cores.
Luminosidade, tonalidade e vivacidade
a) Luminosidade (grau de claro ou escuro): é o atributo da percepção visual onde uma área parece emitir mais ou menos luz.
b) Tonalidade: é o atributo da percepção visual onde uma cor é percebida, como o vermelho, amarelo, verde, azul, púrpura, etc. Os brancos, pretos e tons de cinza não possuem tonalidade.
c) Vivacidade (saturação): é o atributo da percepção visual que indica o grau de pureza da cor. Quanto maior o grau, mais saturada ou vívida é a cor.
Espectro de cores
A luz consiste de energia que se propaga em comprimentos de onda. Os olhos são sensíveis a uma larga faixa de comprimentos de onda que vão aproximadamente de 350 a 750 nanômetros (bilionésima parte do metro).
O espectro visível representa apenas uma pequena fração do total do espectro eletromagnético. Dentro do espectro visível alguns comprimentos de onda produzem certas sensações visuais. Os comprimentos de onda mais baixos são percebidos como violetas ou azuis, já os de valores mais elevados emitem uma tonalidade avermelhada.