Estrutura do atomo
• Como este átomo é estável?Por que as cargas não colapsam no núcleo?
- Se fossem estacionárias, seriam atraídas e colapsariam com o núcleo.
- E se os elétrons estão em órbitas!!!
Neste caso, a Teoria Eletromagnética diz que cargas aceleradas irradiam energia, de modo que perderiam energia e novamente colapsariam no núcleo !!! Além disso, este modelo prevê que os átomos irradiam energia num espectro contínuo o que não era observado experimentalmente.
A física clássica não era suficiente para explicar o átomo.
Da Física Clássica à Teoria Quântica
Para resolver a contradição da física clássica,
Niels Bohr introduziu a condição de que um elétron orbitando o núcleo poderia ocupar somente determinadas órbitas ou níveis de energia, nos quais ele é estável. Isto é, a energia do elétron é quantizada.
ondas eletromagnética
Max Planck
Da Física Clássica à Teoria Quântica
Planck (1900): a nova era da física Planck sugeriu que os átomos e as moléculas podiam emitir (ou absorver) energia apenas em quantidades discretas, ou seja, em pequenos pacotes bem definidos de energia (quanta).
E= hn E=hn a energia é emitida sempre em múltiplos de hn.
h = 6,63 x 10-34 Js n = frequência da radiação (s-1)
Para compreender a proposta de Planck é necessário entender um pouco da Radiação Eletromagnética.
Radiação Eletromagnética
Maxwell: Um raio de radiação eletromagnética consiste de campos elétrico e magnético oscilando que atravessam o espaço vazio a 3 x 108 m/s.
Algumas propriedades da radiação, como a luz podem ser descritas em termos de movimento ondulatório. Maxwell (1873) – sugeriu que a luz visível era constituída por ondas eletromagnéticas.
Final do século XIX: Os cientistas tentavam explicar a relação entre a intensidade e o comprimento de onda para a radiação emitida pelos corpos quentes.
Buscava entender o dilema do momento: catástrofe do ultravioleta Filamento de uma lâmpada