Alimentação
BOA ALIMENTAÇÃO
O que é?
Saber escolher e preparar os alimentos é fundamental para uma vida saudável e longa.
A dieta tradicional portuguesa com características mediterrânicas está cheia de pratos com alimentos que dão saúde. Sopas ricas em vegetais e feijão, carne em moderação, peixe com frequência, tudo temperado com azeite, ervas aromáticas e alho, muita fruta e vegetais são os segredos desta alimentação verdadeiramente saudável.
E hoje está provado que certos frutos e vegetais possuem substâncias antioxidantes e fotoquímicas que são agentes poderosos na protecção de doenças como o cancro, doenças cardiovasculares e outras.
Comer bem para viver melhor
Para vivermos mais anos, devemos ter uma maneira de comer mais saudável, como por exemplo, respeitando as regras da Nova Roda dos Alimentos, bebendo então água; comendo cereais e seus derivados, tubérculos; hortaliças; fruta; gorduras e óleos; carnes, pescado e ovos; leguminosas; e lacticínios.
O nosso organismo para funcionar necessita de energia. Os alimentos que ingerimos diariamente fornecem-nos os componentes necessários para que o nosso corpo a fabrique.
Os alimentos têm hidratos de carbono, vitaminas, sais minerais, proteínas, glícidos e água que são as substâncias essenciais para a vida várias células de que somos compostos.
Por este motivo a nossa alimentação deve ser variada e rica em todo o tipo de nutrientes.
A falta ou o excesso de algum deles pode provocar doenças mais ou menos graves.
Não necessitamos todos da mesma quantidade desses nutrientes. A quantidade de cada um deles deve estar associado ao estilo de vida que temos. Gastamos mais ou menos essa energia se somos mais sedentários ou mais activos, em função da idade e de acordo com as características do nosso organismo. Assim, a alimentação deverá estar adequada a cada indivíduo.
A obesidade é, de uma maneira geral, a doença associada à ingestão de excesso de alimentos. Deve haver um equilíbrio entre a