Gestao financeira
O ato de negociar envolve compromisso e estabelece condições para solução de conflitos.
São muitas a definições para negociações, abaixo serão listadas algumas e seus autores.
Negociar é uma arte que representa o processo de comunicação eficiente, baseando se na coragem de enfrentar desafios. Existem várias maneiras de se negociar, além de satisfação profissional o lado pessoal. (José Carlos Martins F. de Mello).
Marcio Miranda define o conceito de negociação como uma condição inata de sobrevivência do ser humano
Negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos, se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo (Berlew, citado por Carvalhal, 2011)
Negociação é um conceito em contínua formação que está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados (Scare e Martinelli, 2001).
Todas as situações existenciais importam em negociação, compromissos e objetivos comuns, tendo por base o processo de conversação. Buscar acordo, trabalhar o consenso, conquistar a cooperação são condições para a convivência e a efetiva vida social (BERG, 1998, )
Apensar de muitas definições é comum a necessidade da comunicação entre as partes para que se chegue a um acordo onde ambos se sintam plenamente satisfeitos com o resultado final da negociação, pra isso é necessário muita paciência, muito comprometimento e muita organização na preparação das perguntas e dos argumentos.
Chegamos a conclusão que a teoria que melhor define a técnicas de negociação seria a de Fisher e Ertel (1997) que diz o seguinte:
Negociação não diz respeito a passar por cima de diferenças e persuadir outros a quererem aquilo que queremos. Diz respeito a reconhecer como as diferenças podem ajudar a fazer com que cada um de nós acabe em uma situação melhor do que estaríamos sem um acordo;
O ato de negociar em ambiente global se torna fundamental nos dias atuais, pois as grandes mudanças a