ESTRUTURA DE UM TRABALHO
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ECOLOGIA DE POPULAÇÕES
PROFESSOR
PERÍODO
ALUNOS
Setembro/2013
O que é Flutuações Populacionais
A distinção entre mudanças sazonais e o tamanho da população, sendo estas ligadas a adaptações bionômicas relacionadas a fatores ambientais, bem como também fatores anuais. Flutuações podem ser controladas por fatores extrínsecos: temperatura e precipitação; E fatores intrínsecos – oscilações controladas pela dinâmica das populações – disponibilidade de alimento, energia, etc. Quanto mais organizada e madura a comunidade, ou quanto mais estável o ambiente físico, ou ambos, menor será a amplitude das flutuações na densidade populacional com o tempo.
A pressão de seleção, resultante do impacto dos ambientes físicos e das interações bióticas, forma padrões bionômicos de tal forma que cada espécie desenvolve uma combinação adaptativa das características populacionais; A bionomia de cada espécie é única, porém várias táticas bionômicas básicas podem ser reconhecidas e a combinação de características que é típica de organismos que vivem em circunstâncias específicas pode ser prevista.
Quando as populações completam seu crescimento e a média de Delta N/ Delta T permanece em zero por um longo período, a densidade da população tende a pulsar ou flutuar acima e abaixo do nível da capacidade de suporte, pois as populações estão sujeitas a várias formas de controle por retroalimentação em vez de controles de pontos de ajuste. Algumas populações – em especial de insetos, espécies de plantas exóticas e pragas em geral – são irruptiva; ou seja, explodem em números em um padrão ascensão-e-queda. Muitas vezes, essas flutuações resultam de mudanças sazonais ou anuais na disponibilidade de recursos, mas podem ser estocásticas (aleatórias). Algumas populações oscilam tão regularmente que podem ser classificadas como cíclicas.
Na natureza, é importante distinguir entre (1) mudanças sazonais no