Relatório
2 DESENVOLVIMENTO O palestrante falou sobre governabilidade. Com isso, abordou sobre o sistema democrático brasileiro e discutiu sobre o que seria esse sistema, numa democracia não pode existir a manipulação das massas, já que isto impõe que todos sigam uma linha de raciocínio. As administrações não devem se focar apenas em procedimentos, é necessário focar na comunidade. O resultado da administração governamental deve ser cobrado pela própria população por meio de manifestos. A democracia surgiu em Atenas, porém ela não era tão abrangente como a atual, pois naquela época escravos, mulheres e estrangeiros não eram considerados cidadãos. O sistema político brasileiro é fundado na democracia representativa, onde os municípios brasileiros não estão a “comando” do estado, eles são totalmente independentes. Giovani, falou sobre os instrumentos vinculantes: o que foi decidido pela população deve ser vinculado; os instrumentos não vinculados: órgão ou instrumento que ouve os problemas da população; e os instrumentos autônomos: empresas ou instituições que interagem com as pessoas.
3 CONCLUSÃO
Através desta palestra, pude perceber que um país democrático é aquele que permite que as pessoas ajam e façam seus questionamentos sobre o governo, sem repressão ou manipulação.
4 OBSERVAÇÕES Apesar de ter atrasado um pouco, esta palestra mostrou a importância de conhecer mais sobre o sistema democrático brasileiro para que assim possamos cobrar futuramente os nossos representantes.