trabalho de estrutura
Essas dimensões podem ser de dois tipos: estruturais, que permitem descrever as características internas das organizações e contextuais, que caracterizam a organização como um todo a partir da identificação do ambiente organizacional e que por sua vez, modela as condições estruturais.
Essas duas dimensões encontram-se diretamente interligadas e são fundamentais para a definição da forma de organização ou de seu projeto organizacional.
IV.1. Dimensões Estruturais
Elas se referem às características internas de uma organização. De um modo geral, a literatura aponta para a existência de seis elementos estruturais: o Especialização do trabalho Permite ganhos de eficiência o Cadeia de comando Trata da distribuição de autoridade e responsabilidade o Amplitude de controle Define o número de subordinados ideal sob responsabilidade de cada administrador o Departamentalização Agrupa as tarefas o Grau de centralização Diz respeito à tarefa de tomada de decisão o Formalização Formalização das funções e tarefas da organização
Especialização do Trabalho Qualquer empresa busca otimizar o uso de seus recursos através de alguma ação de divisão do trabalho.
Uma das conseqüências de se dividir as tarefas em atividades mais simples é a de oferecer aos trabalhadores a possibilidade de se especializarem na execução, com ganhos no rendimento individual e consequentemente, no geral.
É muito difundido o exemplo clássico da fábrica de alfinetes, presente na obra de Adam Smith, que ao adotar a divisão do trabalho, a produtividade individual poderia ser multiplicada por 240 (4.800 unidades ao invés de 20), uma mostra (talvez extrema) de seus benefícios