Projeto Construindo o futuro, o lugar em que vivemos
Tema: Preservação da natureza
Duração: 1 mês
Justificativa: Considerando o fato da necessidade do trabalho de História e Geografia, que não se resume basicamente à cidade e nas transformações da paisagem ao longo do tempo, percebe-se a necessidade de um trabalho contextualizado, para que se torne mais fácil a compreensão das relações de poder, autoridade e hierarquia presentes no município, bem como as modificações da paisagem, que para SANTOS se resume a: “Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons etc.”
A aprendizagem é mais do que aquisição ou apreensão da rede de determinados conhecimentos conceituais socialmente considerados relevantes e organizados no componentes curriculares. É, principalmente, a modificação desses conhecimentos, criação e invenção de outros necessários para entender aquilo o que damos o nome de realidade.
O incentivo e o gosto pela leitura devem ser estimulados ao estudante através de diversas formas, proporcionando envolvê-los e motivá-los cada vez mais para o desenvolvimento de habilidades linguísticas e de comunicação.
Nesse sentido, a turma do 3º ano do Ensino Fundamental explorará, no mês de abril, através da obra "Mas será que nasceria a macieira?" várias atividades como: reescrita coletiva do livro, estudos sobre os benefícios da maçã, degustação da maçã, criação de cenas do livro com massa de modelar, construção de vídeos no Movie Maker, montagem da macieira com garrafas pet, entre outras.
O projeto foi baseado na leitura, compreensão e reescrita da história proposta, realizando comparações e análises sobre as mudanças do espaço e a influência do ser humano no ambiente em que vive.
Objetivos