ensino de história em arquivos on-line
Esse texto foi elaborado a partir do artigo Ensino de História em Arquivos On-line da autora Adriana Carvalho Koyama. Esta pesquisa vem se desenvolvendo desde 2008, inicialmente como dissertação de mestrado, e atualmente como um doutorado em Educação. Ela propõe-se a analisar um conjunto de projetos de educação patrimonial em arquivos públicos, nacionais e internacionais, que utilizam a Internet em suas atividades educacionais.
O Grupo de pesquisa é liderado pela professora Maria Carolina Bovério Galzerani. A pesquisadora debruçou-se sobre a leitura de textos de arquivistas e de pesquisadores de ensino de história, em especial os que têm focalizado as relações entre arquivos e escolas e sobre atividades educativas colocadas on-line nos sites de arquivos. São realizadas observações para saber quanto mais escolas públicas brasileiras vêm implantando programas de ensino com computadores, e colocando a alfabetização digital como um dos seus papéis. A demanda por conteúdos digitais vem se ampliando, e em seu interior as pressões para que os arquivos criem atividades e materiais educativos eletrônicos para o ensino de história, e publiquem essas atividades on-line na Internet.
Essas demandas devem crescer, tanto para os arquivos municipais, no interior da proposta curricular do ensino fundamental de ensino de história local, como nos arquivos regionais e mesmo no que se refere à documentação do Arquivo Nacional e da Biblioteca Nacional. Vistas a partir das experiências de ação educativa dos arquivos, principalmente desde a década de 1980, as atividades educativas visam à valorização do patrimônio documental, e são pensada como parte da chamada educação patrimonial.
Os vínculos de origem institucional, cultural, disciplinar e intelectual se expressam nas formas que os projetos estudados nessa pesquisa. Essas atividades vêm se construindo a partir de três eixos argumentativos: A preservação da memória, e a partir dela a