Blocos Econômicos
Blocos
Econômicos
Introdução:
Com a economia mundial globalizada há uma tendência comercial para a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros, adotando medidas de redução ou isenção de impostos e de tarifas alfandegárias, também buscam de comum acordo, soluções para problemas comerciais. Essas ideias surgem depois da 2° Guerra Mundial graças a uma fase de grande enriquecimento dos países, na atualidade destacam-se os blocos econômicos: UE, MERCOSUL, NAFTA, APEC.
Desenvolvimento:
Como esses blocos surgiram
Os Blocos Econômicos Mundiais surgiram após o término da Segunda Guerra Mundial, graças a uma fase de grande expansão e enriquecimento de alguns países. Na década de 70 e 80 com a crise do petróleo e grandes inflações esse crescimento sofreu um declínio e assim os países que eram considerados de Primeiro Mundo tiveram sua economia afetada. Com o avanço tecnológico das pesquisas da época, junto com uma grande automação da produção, a terceirização começou a surgir e ter um grande impulso de influência na economia, isso fez com que a industrialização começasse a se tornar mais forte nos países mais ricos e isso exigiu investimentos dos mesmos para que a economia e os processos industriais tivessem cada vez mais sucesso. Objetivos de um Bloco Econômico:
• Aumentar as relações comerciais entre os países-membros (exportações, importações de mercadorias e serviços).
•Garantir aos países-membros uma situação de favorecimento comercial com a diminuição de tarifas.
•Reduzir os custos comerciais entre os países-membros.
•Ajustar a economia dos países-membros para ganhar competitividade no cenário internacional da globalização.
Principais blocos econômicos:
- ASEAN: esse bloco corresponde a Associação das Nações do Sudeste Asiático que é um bloco econômico existente desde 1967. Sua proposta é aumentar a estabilidade e também desenvolver a