Estrutura de resenha
Consiste na síntese comentada do texto.
Estrutura:
♦ Introdução: Apresenta-se, no primeiro parágrafo, uma síntese do texto contendo: Tema, problemática, tese e estrutura do texto. ♦ Desenvolvimento: Comentário acerca das idéias contidas no texto, conforme a lógica apresentada na introdução (estrutura do texto). ♦ Conclusão: Parágrafo em que se dispõem as principais lacunas e contribuições do texto.
Aspectos Gerais: (I)
♦
Coesão: corresponde à ligação textual por meio de elementos lingüísticos específicos. É alcançada pela escolha de palavras cuja função é justamente a de estabelecer referências e relações, articulando entre si as várias partes do texto.
♦
Coerência: corresponde à ligação textual obtida por meio da reunião de idéias (informações explícitas e implícitas) compatíveis entre si. É responsável pela percepção de uma unidade de sentido.
-1-
Aspectos Gerais: (II)
♦
Citações: Pode ser direta ou indireta e são utilizadas com duas finalidades: Reafirmação (paráfrase) e Polemização (paródia).
♦
Intertextualidade: Alusões e referências a outros textos por meio de citações.
♦
“Diálogo com o autor”: na resenha, o autor da obra analisada aparece permanentemente citado (citações indiretas – a citação direta deve ser pouco utilizada). Deve-se, também, evidenciar os autores citados pelo autor da obra analisada, a fim de tornar claro ao leitor da resenha de quem são as idéias apresentadas;
♦
Apreciação Crítica: (O autor cumpre o objetivo proposto? Há defeitos de argumentação? Quais são as lacunas do texto? Qual é a contribuição do autor? Etc.). A apreciação crítica define a resenha como crítica. Pode ser utilizada ao longo ou ao final da resenha.
♦
Referências: da obra a ser resenhada, no cabeçalho da resenha; utilizadas ao longo do texto, no final da resenha.
♦ Formatação da Resenha:
1. Papel A4: (Margem superior: 3 cm; Margem Esquerda: 3 cm;
Margem Inferior: 2 cm; Margem direita: 2 cm;