Resenha Estrutura Conceitual de Auditoria
A Estrutura Conceitual descreve e orienta através de princípios básicos os trabalhos aos quais são aplicados as normas técnicas de auditoria (NBC TA), Normas técnicas de Revisão (NBC TR) e Normas para outros trabalhos de asseguração (NBC TO).
Os Auditores independentes devem observar e respeitar os princípios éticos fundamentais que estão dispostos no Código de ética do Profissional de Contabilidade, pois eles orientam como a estrutura conceitual deve ser aplicada em situações especificas, são elas: Honestidade, objetividade, competência e zelo profissionais, sigilo e comportamento profissional.
De acordo com a Estrutura Conceitual existem dois tipos de trabalhos de asseguração que são permitidas serem executadas por um auditor independente: Trabalho de asseguração razoável ( Seu principal objetivo é reduzir o risco de trabalho de asseguração a um nível aceitável baixo) e trabalho de asseguração limitado (Seu principal objetivo é reduzir o risco de trabalho de asseguração a um nível que seja aceitável em que o risco seja maior do que no trabalho de asseguração razoável ).
Alguns tipos de trabalho de auditoria não precisam esta de acordo com esta Estrutura Conceitual como é o caso de: Trabalhos para testemunhas em processos legais com respeito à contabilidade, este no caso deve ser diferenciado de relatório de asseguração.
Para que o auditor independente aceite um determinado trabalho ele deve fazer uma analise preliminar das circunstâncias e risco envolvidos, pois deve-se respeitas as exigências do Código de Ética e também se o trabalho atende as características citadas no manual de normas da auditoria citadas no começo desta resenha. Caso o trabalho não contenha as características do item anterior e não puderem ser aceitos, a parte contratante pode estar em condições de identificar um trabalho diferente, que satisfaça as necessidades dos usuários previstos.
No caso da aceitação do trabalho de asseguração, no qual envolvem o auditor