Estrutura de mercados
MERCADO: Intercâmbio entre compradores e vendedores (realização de compras e vendas de bens e serviços).
TIPOS DE ESTRUTURAS DE MERCADOS DE PRODUTOS:
1. Concorrência perfeita
2. Oligopólio
3. Monopólio
4. Concorrência monopolística
Concorrência nos dá a ideia de rivalidade entre dois ou mais indivíduos para conseguir um objetivo. Em economia, essa concepção foi complementada por outra que considera a concorrência como um mecanismo da organização dos mercados, ou seja, uma forma de determinar preço e quantidade de equilíbrio.
CONCORRÊNCIA PERFEITA:
Mercado onde existem muitos compradores e muitos vendedores, de maneira que nenhum comprador ou vendedor exerça influência sobre o preço.
Condições de um mercado em concorrência perfeita
É um tipo de mercado onde há um elevado número de vendedores e compradores. A decisão de um indivíduo é insignificante não afetando o mercado e, consequentemente o preço de equilíbrio pouca influência sobre o mercado global.
Características
1. Homogeneidade do produto. - Supõe que não existe diferença entre os produtos.
2. Transparência do mercado. - Todos os participantes têm pleno conhecimento das condições gerais em que opera o mercado.
3. Liberdade de entrada e saída de empresas. - Facilidade da empresa em entrada e saída da atividade.
A oferta e a demanda de um produto num mercado em concorrência perfeita, bem como o preço é determinado pelo mercado, cada empresa aceitará o preço como um dado fixo sobre o qual não pode influir.
A partir do preço de equilíbrio, cada empresa individual produzirá a quantidade que indica a sua curva de oferta, que será condicionada pelos custos de produção.
Baseado no princípio de que no curto prazo todas as empresas têm a mesma tecnologia, todas obterão as mesmas margens de lucro.
Concorrência Imperfeita
Corresponde a uma estrutura de mercado em que não se verifica a concorrência perfeita,ou seja existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder