Freud
Fases de Desenvolvimento do Ego (FREUD): Localização da energia vital, sexual, libido muda a forma de manifestação do ego.
1ª Fase: Fase Oral Freud explica que até mais ou menos 1 ano e meio, a libido está concentrada na região da boca.
2ª Fase: Fase Anal A partir de 1 ano e meio até o 3 anos, a libido se desloca para o ânus e uretra. A criança brinca com o conteúdo produzido na região (fezes, urina).
3ª Fase: Dos 3 aos 5 anos: Fase Fálica. Manipulação do pênis e vagina. Não se relaciona com a adolescência. Prazer da descoberta.
4ª Fase: Fase Genital. 12 até o final da vida. Libido está sublimada. Manipulação do órgão genital. O prazer envolve a presença do outro, descobrimento do outro. Combinação de todas as fases anteriores
Período de Latência: Dos 5 aos 10 anos: A libido não é mais concentrada em uma região do corpo, ela deixa de trazer prazer corporal. Está sublimada (direcionada) para as atividades grupais. Período de latência. Criança aprende valores que leva para o convívio social, ou seja, ego formado para o convívio em sociedade.
Complexo de Édipo: Acontece na Fase Fálica. Menino tenta ser igual ao pai para chamar atenção da mãe e vice-versa. Freud diz que tanto a menina quanto o menino não vão conseguir ser iguais ao pai e mãe, respectivamente. Superego se fortalece pois não mais rivalidade da pessoa com a sua figura de autoridade e há uma incorporação da autoridade do pai e mãe. Final da fase fálica, a criança precisa continuar a admirar os pais e buscar identificação com ambos para pode viver em sociedade. Há rivalidade mesmo com pais separados.
Freud diz que cada pessoa tem uma maneira diferente de lidar com as dificuldades. A pessoa é seu próprio ego. Necessidades frente às questões culturais. Em situação de conflito, cada pessoa desenvolve mecanismos de defesas.
Mecanismos de defesa:
Regressão: Situações de dificuldade e apresenta-se o comportamento de quadros anteriores de ego. Beber, fumar, roer unha: descobrir