Estrutura de mercado
“A disposição de mudar é um ponto forte, de um profissional, mesmo que isso signifique mergulhar parte da empresa em confusão durante algum tempo.”
Jack Welch, ex-presidente da General Electric
“Se você quer ver o arco-íris, precisa providenciar a chuva”
Dolly parton, cantora norte-americana
“Se você quiser fazer inimigos, tente mudar alguma coisa”
Woodrow Wilson (1856-1924) Presidente dos EUA.
INTRODUÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO A compreensão do que representa hoje a administração exige o conhecimento dos caminhos pelos quais passou a teoria administrativa ao longo de sua breve história. Na realidade, a teoria da administrativa tem pouco mais de cem nos de idade. É certo que na antiguidade os sumérios (5.000 anos A.C.) já usavam registro escrito de suas atividades comerciais e governamentais. Contudo, a grande virada só ocorreu a partir do século XVIII com a partir do século XVIII com a Revolução Industrial, que mudou profundamente a configuração do mundo, provocando a substituição das oficinas artesanais para as fabricas e transferindo o centro dos negócios da agricultura para a indústria. Mas foi somente em 1903 que Taylor escreveu o primeiro livro sobre administração, inaugurando a teoria administrativa. O seu desenvolvimento pode ser melhor explicado através de três etapas distintas pelas quais passou o mundo organizacional no decorrer do séc. XX: a era industrial clássica; a era industrial neoclássica; e a era da informação.
A era industrial clássica, até 1950, predominou um ambiente empresarial estável, previsível e tranquilo. A era industrial neoclássica, 1950 até 1990, era das inovações, o advento do avião a jato, da televisão, da telefonia digital, do computador de primeira a quarta geração e do microcomputador, proporcionou condições as empresas enormes escalas de produções. Surgem novos conceitos como qualidade total, produtividade, competitividade etc. A era da informação, inicio da década de 1990, surge com o tremendo