estrutura de mercado
Conceitos de Mercado
Pretendemos neste capítulo estudar a maneira pela qual se determinam os preços dos produtos e as quantidades que serão produzidas nos diversos mercados de uma economia. Tais mercados, por sua vez, estão estruturados de maneira diferenciada em função de dois fatores principais: número de firmas produtoras atuando no mercado e a homogeneidade ou diferenciação dos produtos da firma.
Tendo isso em vista, podemos classificar as estruturas de mercado para o setor de bens e serviços da seguinte forma:
a) Concorrência perfeita: é uma situação de mercado na qual o número de compradores e vendedores é tão grande que nenhum deles, agindo individualmente, consegue afetar o preço.
Além disso, os produtos de todas as empresas no mercado são homogêneos.
b)Concorrência Imperfeita:
Que se subdivide em outras três estruturas:
1. Monopólio: é uma situação de mercado em que uma única firma vende um produto que não tenha substitutos próximos.
2. Oligopólio: é uma situação de mercado em que um pequeno número de empresas domina o mercado, controlando a oferta de um produto que pode ser homogêneo ou diferenciado,
3. Concorrência monopolística: é uma situação de mercado na qual existem muitas empresas vendendo produtos diferenciados que sejam substitutos próximos entre si.
Concorrência Perfeita
A primeira estrutura de mercado a ser analisada denomina-se concorrência perfeita. É uma estrutura de mercado que visa descrever o funcionamento ideal de uma economia, servindo de parâmetro para o estudo das outras estruturas de mercado. Trata-se de uma construção teórica. Apesar disso, algumas aproximações dessa situação de mercado poderão ser encontradas no mundo real, como é o caso dos mercados de vários produtos agrícolas.
Hipóteses Básicas do Modelo de Concorrência Perfeita
As hipóteses nas quais o modelo de concorrência perfeita se baseia são as seguintes:
I - Existência de um grande