estrutura de mercado
A partir da implantação do plano real as mudanças no setor supermercadista sofreram grandes transformações, tanto a nível nacional, como regional. Os investimentos foram crescendo, alterando o mercado e dando mais autonomia para a concretização dos sonhos dos pequenos e grandes empresários do ramo supermercadista, levando a uma competitividade maior. Assim:
[...] o desenvolvimento e acirramento da competitividade do setor varejista aconteceu durante a década de 1990, com o processo da globalização e o acirramento da concorrência devido a entrada no mercado brasileiro de grandes redes internacionais de supermercados, como a norte-americana WAL-MART, o grupo holandês ROYAL HOLD e o GRUPO CASSINO da França, enquanto o cenário nacional ainda era composto por maior numero de pequenos supermercados (ABRAS, 2006).
Tudo isso veio agregadoa estrutura de mercado, a qual aliada aos conceitos da mesma, comàs informações estatísticas, métodos quantitativos que aplicados à gestão empresarial, proporcionam melhores investimentos e melhores resultados ao setor, que almeja ganhos positivos. Isso tudo relacionado ao capitalismo, que junto com o monopólio pretende tornar-se mais forte e competitivo.
DESENVOLVIMENTO
Os mercados tem suas estruturas organizadas distintamente, colocando em evidencia os aspectos de interação relacionados a oferta e a demanda, que determinam o nível de bem-estar social quanto a distribuição de bens e serviços, observando o comportamento das firmas e dos consumidores em relação a politica de preços, maximização dos lucros, poder de mercado, interdependência entre as firmas e quantidade produzida. Isso todo leva a uma reflexão em torno da estrutura de mercado, que nos possibilita uma melhor compreensão do planejamento e desenvolvimento do referido setor em âmbito nacional e regional.
O monopólio, é constituído por somente uma