Estrutura de mercado
ACADEMICO: Valdecir Casali
ESTRUTURA DE MERCADO
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo esclarecer de modo simplificado as estruturas de mercado de bens e serviços e tem como base as características, a concorrência perfeita, o monopólio, o oligopólio e a concorrência monopolista. Bem como, as características de mercado de fatores que leva o monopsônio, o oligopsônio e o monopólio bilateral.
DESENVOLVIMENTO
Tais mercados por sua vez, estão estruturados de maneiras diferenciadas em função de dois fatores principais os mercados competitivos que determinam os preços e a diferenciação dos produtos ofertados.
Dessa forma podem-se classificar as estruturas de mercados da seguinte forma: concorrência perfeita que é a existência de um grande número de compradores e vendedores, agindo individualmente sendo que nenhum consegue afetar o preço. E os produtos são homogêneos, e não abrindo qualquer lacuna que poça qualquer manobras nos preços pela empresa. E livre entrada e saída de empresas no mercado.
O monopólio é um formador de preço, onde um determinado produto é suprido por uma única empresa. Não havendo substitutos próximos. E existem muitos obstáculos para a entrada de novas empresas no mercado. Fazendo com que, as grandes empresas tenham consideráveis manobras nos preços, principalmente quando não há intervenção do governo.
Já no oligopólio, é uma estrutura de mercado do qual apresenta como principal característica a independência das empresas, onde se formam pequenas empresas com caráter homogêneo ou diferenciado. Fazendo com que existam barreiras para o surgimento de outras empresas, mas, não com tanta intensidade como no monopólio.
Na concorrência monopolista, é uma estrutura de mercado que contém elementos da concorrência perfeita e do monopólio. Tendo em vista a existência de um grande numero de comparadores e de vendedores fazendo com que seja diferenciado. E cada empresa produz e vende um produto