estrutura da producao
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de economia, para efeitos de finalizar o módulo nº8 “Economia Portuguesa na Actualidade”, da disciplina de Economia cuja formadora é a professora Amélia Teixeira.
O trabalho tem como objectivo explicar o nosso tema: Estrutura da produção: Evolução do valor do Produto e estrutura sectorial da produção.
Este trabalho foi seleccionado para nós no âmbito de aprofundar melhor a matéria abordada nos anos anteriores. Para realizar este trabalho recorremos a pesquisas na internet, jornais, revistas e livros, passando a tratar da informação relevante de modo a transformar tudo em textos nossos de maior compreensão. Inicialmente o nosso grupo, formado por José Moreira e Pedro Barros, achou o tema um quanto complicado pois não sabíamos por onde iniciar o trabalho nem tínhamos nenhuma ideia geral sobre o mesmo. Depois de uma pequena ajuda da professora estávamos no caminho certo para concretizar o nosso trabalho.
Inicialmente, ao sabermos o nosso tema tínhamos uma ideia um bocado deslocada daquilo que pensávamos que era. É obvio que sabíamos que o PIB estava mau mas nunca pensamos que estivesse assim tão mau.
Com a apresentação do trabalho esperamos alertar a turma ou as pessoas que visualizarem este trabalho da forma como o nosso PIB esta e como e que nos estivemos antes, agora e no futuro.
Desenvolvimento
2.1. Evolução do produto desde a década de 50 até a atualidade
O estudo do crescimento português no pós-guerra é o estudo da «descolagem» (take-off) portuguesa. Na verdade durante os anos do pós-guerra, Portugal cresceu fortemente e transformou a sua economia numa economia industrial moderna.
Portugal foi considerado um dos melhores exemplos do crescimento da «idade de ouro» (golden age) dos anos 50 e 60 pelas organizações internacionais.
Em Portugal, as turbulentas décadas europeias de 30 e 40 foram governadas pela mesma estrutura institucional que a «Idade de ouro» dos